SOLUÇÕES PARA A GESTÃO DOS RISCOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS AO TRABALHO E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL





O adoecimento mental e o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho já são considerados uma situação endêmica pelo CNS e, em 2024, representam a terceira maior causa de afastamentos do trabalho. Diante dessa realidade, algumas medidas legais e preventivas para reduzir riscos psicossociais e promover a saúde mental estão sendo empregadas, em especial através da Atualização da NR-1 (Portaria nº. 1419 de 27/08/24).



No entanto, a gestão dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho não é apenas cumprir a lei, mas garantir que a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores sejam uma prioridade estratégica em todas as organizações.


Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), os riscos psicossociais são aspectos da concepção e gestão do trabalho e dos seus contextos sociais e organizacionais que têm o potencial de causar danos psicológicos ou físicos ao trabalhador. De acordo com a ISO 45003 os fatores de riscos psicossociais podem ser agrupados em 03 categorias: 1. Aspectos de como o trabalho é organizado; 2. Fatores sociais do trabalho e 3. Ambiente de trabalho, equipamentos e tarefas perigosas.


Dada a complexidade da gestão dos fatores de riscos psicossociais e da promoção da saúde mental e do bem-estar no trabalho, sugere-se que as ações devam contemplar os 03 níveis de atenção e de intervenção:


  • Nível Primário: identificar e mensurar os fatores psicossociais (conhecer e agir sobre os fatores que podem desencadear estresse e danos psíquicos ao trabalhador. (Ex.: melhoria e adequação de processos, políticas organizacionais, programas de saúde e condições do ambiente de trabalho; psicoeducação sobre saúde mental; rastreio psicológico; desenvolvimento da resiliência psicológica, habilidades psicológicas e interpessoais, através de capacitações/treinamentos; acolhimento e orientação psicologica e social; atendimento médico geral, etc)


  • Nível Secundário: auxiliar os trabalhadores na recuperação da saúde e nas estratégias de enfrentamento individual. (Ex.: avaliação psicológica (triagem); atendimento médico especializado; atendimento psicoterápico, assistência especializada a saúde mental, etc)


  • Nível Terciário: acolher e ajudar a inserí-lo em um ambiente adequado. (Ex.: reabilitação profissional)





Na Brain in Business somos especialistas em saúde mental e gestão comportamental no contexto do trabalho e estamos preparados para ajudá-lo (a) com soluções eficazes e baseadas em evidências:





AVALIAÇÕES




Avaliação dos FATORES de RISCOS PSICOSSOCAIS relacionados ao trabalho


AVALIAÇÃO INFORMATIZADA - instrumento padronizado internacionalmente. As etapas do processo de avaliação incluem as seguintes ações:


  • reunião de planejamento e definição do cronograma para aplicação do instrumento de avaliação;
  • aplicação do instrumento de avaliação;
  • geração e análise dos relatórios;
  • assessoria para a definição de estratégias de prevenção e planos de ação, conforme obrigações legais da NR-01.

RASTREIO PSICOLÓGICO das condições de ESTRESSE, ANSIEDADE, DEPRESSÃO e outras condições mentais.


As avaliações são realizadas por meio de inventários, questionários e escalas, de acordo com as condições mentais a serem investigadas. A aplicação ocorre em formato informatizado ou impresso. A avaliação pode ser feita de forma individual e/ou coletiva.

Avaliações COMPORTAMENTAIS e PSICOLÓGICAS PERSONALIZADAS

 

Envolve a aplicação combinada de diferentes instrumentos para avaliar traços de personalidadefunções executivasdesempenhocrenças pessoais e padrões comportamentais, e entrevista estruturada. 



TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES



LETRAMENTO EM SAÚDE MENTAL E PSICOEDUCAÇÃO


Capacitação (palestras, treinamentos, workshops) com o objetivo de desenvolver habilidades interpessoais como comunicação aberta e escuta ativa; promover melhor compreensão de como os estressores do trabalho afetam a saúde mental e podem ser gerenciados, reduzir o estigma contra as condições de saúde mental no trabalho, compreender o sofrimento e os transtornos mentais.


Entre os temas abordados estão: saúde mental e transtornos mentais; diversidade e neurodiversidade; comportamentos problemáticos no ambiente de trabalho; estratégias comportamentais e organizacionais para a promoção da saúde mental e a gestão dos fatores de risco psicossociais, entre outros.


PROGRAMA PSICOEDUCAR PARA DESENVOLVER


Programas para a Psicoeducação, desenvolvimento de resiliência psicológica e gestão de comportamentos, fundamentados na psicologia cognitivo comportamental:


Método "PENSE" - Treinamento para diálogos assertivos e gestão de comportamentos para líderes.

Método "PENSAMENTO ON" - Treinamento profissional para a promoção do autoconhecimento, autogestão, saúde mental, e desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e comportamentais.



ATENDIMENTO CLÍNICO



PSICOTERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL para Executivos/Líderes

​Tratamento personalizado de curto prazo


  • Manejo do estresse e ansiedade
  • Síndrome de burnout
  • Déficits de desempenho
  • Transtornos psicológicos em geral






SOLICITE UMA APRESENTAÇÃO

Preencha o formulário e em seguida entraremos em contato